Ações dirigidas ao público externo

Projeto de extensão “TRANSEDUCAÇÃO: educação, cidadania e inclusão de grupos subalternos”, com orientação de 01 aluna bolsista BEXT/UFRPE-2019. Coordenação: Natanael Duarte de Azevedo.

Projeto de extensão “TRANSEDUCAÇÃO: educação, cidadania e inclusão de grupos subalternos”, com orientação de 01 aluna bolsista BEXT/UFRPE-2020. Coordenação: Natanael Duarte de Azevedo.

Projeto de extensão “Descobertas da melhor idade: aprendendo na universidade”, com orientação de 01 aluno bolsista BEXT/UFRPE-2019. Coordenação: Renata Barbosa Vicente.

Projeto de extensão “Descobertas da melhor idade: diálogo de gerações na universidade”, com orientação de 01 aluno bolsista BEXT/UFRPE-2020. Coordenação: Renata Barbosa Vicente.

Projeto de extensão “Experiências de letramentos: construindo o conhecimento em oficinas”, com orientação de 01 aluno bolsista BEXT/UFRPE-2019. Coordenação: José Temístocles Ferreira Júnior.

Projeto de extensão “Experiências de letramentos da terceira idade”, com orientação de 01 aluno bolsista BEXT/UFRPE-2020. Coordenação: José Temístocles Ferreira Júnior.

 

Programa de extensão aprovado no BEXT 2021/2022

Nome do Programa de Extensão: TRANSEDUCAÇÃO: educação, cidadania e inclusão de grupos subalternos

Coordenação geral: Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo

Projeto de Extensão 1: Formação e inclusão da comunidade LGBTQIA+: curso preparatório para o Supletivo no Estado de Pernambuco

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Natanael Duarte de Azevedo

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras

Os dois projetos a seguir fazem parte do Programa com as respectivas coordenações:

Projeto de Extensão 2: Universidade e Diversidade: curso preparatório para ENEM

Coordenação do Projeto: Prof.ª Dr.ª Suzana Ferreira Paulino Domingos

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras

Projeto de Extensão 3: Noções de língua inglesa como fator diferenciador para o sucesso profissional de LGBTQIA+ no mercado de trabalho globalizado

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Eduardo Barbuio

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras

 

Programa de Extensão aprovado no BEXT 2021/2022

Nome do Programa de Extensão: MULTILAB- Laboratório multidisciplinar de formação docente, metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas dialógicas para vivências cidadãs

Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Ivanda Maria Martins Silva

Projeto de Extensão 1: LABFOR: Laboratório de formação docente, linguagem e inovações pedagógicas na formação de leitores críticos para cidadania e inclusão social

Coordenação do Projeto: Prof.ª Dr.ª Ivanda Maria Martins Silva

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras

Os dois projetos a seguir fazem parte do Programa com as respectivas coordenações:

Projeto de Extensão 2: LABCIÊNCIAS: Oficin@s Integrativas de ciências e letramento digital: cultura, tecnologia e inclusão social.

Coordenação do Projeto: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Teixeira Bruno Silva

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Física

Projeto de Extensão 3: LABDIGITAL: Inclusão digital, tecnologias e formação docente.

Coordenação do Projeto: Prof.ª Ma. Adalmeres Cavalcanti da Mota.

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras

 

Programa de extensão aprovado no BEXT 2021/2022

Nome do Programa de Extensão: PRÓ-LETRAMENTOS: Multiletramentos e Inclusão Digital

Coordenação geral: Prof. Dr. José Temístocles Ferreira Júnior

Projeto de Extensão 1: Letramentos acadêmicos: das práticas de leitura e escrita científica à inclusão acadêmica e digital.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. José Temístocles Ferreira Júnior

1 bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras.

Os dois projetos a seguir fazem parte do Programa com as respectivas coordenações:

Projeto de Extensão 2: Experiências de letramentos da segunda e terceira idade

Coordenação do Projeto: Prof.ª Dr.ª Renata Barbosa Vicente

1 Bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras. 

Projeto de Extensão 3: Letramento digital: um caminho para a autonomia e o empreendedorismo feminino

Coordenação do Projeto: Prof.ª Dr.ª Paloma Pereira Borba Pedrosa

1 Bolsista BEXT do curso de Licenciatura em Letras.

 

Interações com a Educação Básica

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) por meio dos projetos abaixo, orientados pela docente Claudia Roberta Tavares Silva:

1. Maria Katarina Bezerra Cruz da Silva. Projeto: A poesia insurgente e suas relações dentro da sala de aula. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)

2. Lyandra Santos do Nascimento. Projeto: A poesia insurgente e suas relações dentro da sala de aula. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (VOLUNTÁRIA PIBID)

3. Carlos Eduardo da Silva. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual (PIBID). (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)

4. José Arthur Gomes. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (BOLSISTA PIBID)

5. Miriam Vasconcelos Ferreira. Projeto: Cinedebate: uma abordagem entre a alteridade, formação cidadã e produção textual (PIBID). (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

Educação e Popularização de C&T

A atual política de divulgação das atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) estimula a produção científica do Programa, seja com a apresentação de trabalhos, que se transformarão em publicações futuras, seja em participação como ouvinte de todo o corpo docente e discente, abrindo espaço para contatos entre pesquisadores, tanto para o amadurecimento discente, como para a sua inserção em outros grupos de pesquisas.

No cenário recente de pandemia, vários eventos foram promovidos pelo PROGEL em formato remoto (live, webconferência, colóquios e simpósios temáticos a distância), uma vez que não foram possíveis os encontros presenciais ao longo do ano de 2020. De certa forma, esse formato deu oportunidade à participação dos alunos nessas atividades acadêmicas promovidas tanto pelo PROGEL, quanto por várias instituições dentro e fora do país, ampliando as formas de socialização de conhecimentos culturais e acadêmicos, ao se divulgarem com maior amplitude as pesquisas desenvolvidas no Programa.

As apresentações orais, tais como Comunicação, Palestras e Conferências (regional, nacional e internacional) da comunidade acadêmica do PROGEL revelaram uma produção profícua no ano de 2020, nas duas linhas do Programa, demonstrando a capacidade de professores e alunos de interação com outras instituições, considerando o número de Simpósios, Colóquios, Congressos, Encontros, entre outros, promovidos no Programa ou com a participação ativa de seus membros. Foram eventos realizados em plataformas virtuais de grande amplitude, como poderá ser visualizado nos dados gerais apresentados em seguida, que dão conta da dimensão do impacto social e cultural dentro e fora do país.

Esses eventos têm-se configurado na forma mais significativa de socialização de conhecimentos durante a pandemia, seja pela participação expressiva de alunos de vários Programas de Pós-Graduação além do PROGEL, seja pela abrangência de divulgação de pautas importantes no mundo acadêmico, político e social. Em muitas dessas apresentações o número de visualizações em tempo real ultrapassou o que normalmente se vê em encontros dessa natureza, quando há programação variada desses gêneros midiáticos, em várias línguas, em diferentes instituições.

Repercussão

V SEMINÁRIO MILBA: Entre Tradição e Contemporaneidade: insubmissas vozes de mulheres. Organizadores: Iêdo de Oliveira Paes e Natanael Duarte de Azevedo.

VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - VII SIMELP (com participação de docentes, pesquisadores e discentes do exterior). Organizadora: Renata Barbosa Vicente.

4º Seminário Internacional Desfazendo Gênero. 2019. (com participação de docentes e pesquisadores do exterior). Organizadores: Iran Ferreira de Melo e Natanael Duarte de Azevedo.

II SEMINÁRIO LEDOC: Seminário sobre Historicidade da Língua e do Texto. Organizadores: Cleber Alves Ataide (UFRPE) e Valéria Severina Gomes (PROGEL/UFRPE).

COLÓQUIOS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. Organizadores: José Temístocles Ferreira Júnior (PROGEL/UFRPE) e Vicentina Ramires (PROGEL/UFRPE).

ESTUDOS DE/PÓS-COLONIAIS: QUEERIZANDO EPISTEMOLOGIAS. Organizador: Natanael Duarte de Azevedo (PROGEL/UFRPE).

Conferência: “A historicidade do ensino de gêneros textuais orais e escritos” Conferencista do exterior: Joaquim Dolz - Universidade de Genebra, Suíça. Organizadoras: Áurea Zavam (Universidade Federal do Ceará) e Valéria Severina Gomes (PROGEL/UFRPE).

Simpósio: I Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem (SINTEL). Organizadoras: Renata Barbosa Vicente (PROGEL/UFRPE), Cristina Lopomo Defendi (IFSP) e Maria Célia Pereira Lima-Hernandes (USP).

Congresso: I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL). Natanael Duarte de Azevedo (PROGEL/UFRPE).

XI Congresso Brasileiro de Hispanista: Alfredo Cordiviola (UFPE) e Brenda Carlos de Andrade (PROGEL/UFRPE).

Outro aspecto relevante de impacto social do PROGEL são os projetos de extensão coordenados por docentes permanentes do Programa em 2020. Os projetos abaixo demonstram sua capilaridade e inserção nos municípios do Estado de Pernambuco, bem como a parceria com órgãos vinculados a prefeituras municipais, escola da educação básica e organizações não governamentais:

  • Nome do projeto de extensão: Descobertas da melhor idade: diálogo de gerações na universidade.

Parceria institucional: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Município do Cabo de Santo Agostinho.

Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 100.

Objetivo principal alcançado: Promovemos a inclusão social do idoso, proporcionando atividades educacionais, culturais e conscientizando-os sobre o próprio papel social do idoso e sua importância na sociedade.

Coordenadora: Renata Barbosa Vicente.

 

  • Nome do Projeto de Extensão: Experiências de letramentos: construindo o conhecimento em oficinas

Parceria institucional: Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Município do Cabo de Santo Agostinho.

Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 100

Objetivo principal alcançado: Capacitar homens e mulheres com idades acima de 50 anos que tem dificuldade com o mundo das letras e dos números, a partir da pintura, artesanato, dança e contação de histórias.

Coordenador: José Temístocles Ferreira Júnior.

Vice-Coordenadora: Renata Barbosa Vicente        

 

  • Nome do projeto de extensão: LABFOR: LABORATÓRIO DE  FORMAÇÃO DOCENTE - EDUCAÇÃO LITERÁRIA E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES  CRÍTICOS PARA CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL

Escola: Polos UAB-UFRPE (Recife, Carpina, Surubim, Pesqueira, Jaboatão dos Guararapes, Afrânio, Palmares) e  escolas campo de estágio dos municípios nos quais os licenciandos atuam nas práticas de estágio supervisionado.

Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 430 (docentes da educação básica, licenciandos de Letras e Pedagogia)

Objetivo principal alcançado: contribuir para a formação docente por meio do LABFOR como espaço formativo de integração entre ensino, pesquisa e extensão, considerando articulações com a formação inicial docente nas licenciaturas em Letras e Pedagogia da UAEADTec/UFRPE, bem como na formação continuada de professores da educação básica, com foco em práticas pedagógicas inovadoras.

Coordenadora: Ivanda Maria Martins Silva

 

  • Nome do projeto de extensão: TRANSEDUCAÇÃO: educação, cidadania e inclusão de grupos subalternos

ONG: Instituto TRANSVIVER

Quantidade de pessoas atendidas/inscritas: 46 alunos/as matriculados/as (a estimativa é que o público atendido seja bem maior, pois as pessoas matriculadas atuavam como multiplicadores e compartilhavam o material e aulas gravadas com outras pessoas que não tinham acesso aos equipamentos de tecnologia em todo o território nacional).

Objetivo principal alcançado: promover ações de conhecimentos teóricos, metodológicos e político-culturais aliados à construção da identidade transgênera e o acesso à educação, com vistas à redução das desigualdades etnicorraciais e de gênero sempre ancorados nos princípios dos direitos humanos, garantindo o direito à educação e a oportunidade de qualificação e acesso ao ensino dos conteúdos do Ensino Médio, uma vez que muitas dessas pessoas têm receio de retornar à sala de aula.