A Coordenação do PROGEL, por meio da PORTARIA Nº 004/2020 – PROGEL, DE 8 DE MAIO DE 2020, designou para compor a Comissão de Projetos de Internacionalização os docentes: Prof.ª Dr.ª Renata Barbosa Vicente – Presidente; Prof.ª Dr.ª Cláudia Roberta Tavares Silva – Membro Titular; Prof. Dr. João Batista Pereira – Membro Titular.

 

Condições Institucionais

As políticas de internacionalização das universidades encontram-se principalmente no campo de cooperação internacional com diferentes instituições governamentais de desenvolvimento de recursos humanos de ensino superior e de desenvolvimento científico e tecnológico. Contudo, a internacionalização vai além de acordos e termos de cooperação, incluindo a diminuição, cada vez maior, de barreiras e burocracias em torno da mobilidade, das trocas de saberes e da promoção de eventos internacionais de divulgação e promoção dos centros universitários do globo.

Na UFRPE, foi criado, no ano de 2020, O Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ – tendo como finalidade estimular, facilitar e viabilizar as parcerias nacionais e internacionais, a transferência do conhecimento científico e tecnológico, a cultura de inovação e empreendedorismo, e a captação de recursos para financiamento de projetos acadêmicos.

Na estrutura de núcleos responsáveis pelas áreas de atuação do Instituto IPÊ, temos o Núcleo de Internacionalização (NINTER) que é responsável pela gestão da cooperação internacional, auxílio à captação de recursos do exterior, gestão de eventos e treinamentos para internacionalização institucional, apoio à mobilidade acadêmica internacional, recepção de estrangeiros, tradução de documentos oficiais e apoio às atividades linguísticas.

A fim de atender às necessidades crescentes para unificar ações existentes de cooperações internacionais da Universidade, bem como estabelecer novos convênios, englobando as necessidades de cada departamento e unidade, o NINTER vem realizando eventos de fomento à cooperação internacional, com a promoção de palestras sobre oportunidades de estudos e cooperação com outros países, bem como desenvolve atividades gerais de: tramitação e acompanhamento dos diferentes documentos de cooperação firmados entre a UFRPE e instituições nacionais e internacionais; orientações da UFRPE sobre a formalização de parcerias, programas de mobilidade e oportunidade de bolsas; e atendimentos de orientação a discentes, docentes e pesquisadores da UFRPE a respeito de oportunidades de bolsas, cursos e programas internacionais. Atende também a estudantes, professores e pesquisadores de outras instituições internacionais interessados em estudar, desenvolver pesquisas ou outras atividades de caráter acadêmico-científico na UFRPE.

Destacamos algumas diretrizes para a Internacionalização e Cooperação Internacional:

• Dar continuidade à organização de eventos, como o Encontro de Mobilidade Internacional e Idiomas e feiras de internacionalização;

• Ampliar o número de convênios firmados com instituições e entidades governamentais;

• Facilitar o acesso de discentes, docentes e técnicos-administrativos à mobilidade;

• Ampliar a divulgação de programas de mobilidade entre universidades;

• Promover a cultura da internacionalização em todas as esferas do ambiente institucional. (PDI/UFRPE, 2018, p. 66-67).

• O Programa Leitores Franceses que vem qualificando potenciais candidatos a participar de oportunidades de mobilidade na França, como o Programa BRAFAGRI, capacitando-os com cursos presenciais de francês em níveis básico, intermediário e avançado. Docentes de origem francesa são selecionadas qualificadamente para esta função.

Programas de cotutela e dupla diplomação com instituições estrangeiras:

Por fim, ainda no que diz respeito às condições institucionais, destacamos a RESOLUÇÃO Nº 201/2016-CEPE/UFRPE que dispõe sobre as normas para regulamentação da formação pós-graduada com dupla titulação, no âmbito da UFRPE, bem como a publicação do MANUAL DE ACORDO DE COTUTELA DE DISSERTAÇÃO E TESE.

 

Intercâmbios internacionais

Algumas parcerias internacionais foram estabelecidas pelo corpo docente permanente do PROGEL e resultaram em Organização Geral de eventos internacionais, pareceres ad hoc de revistas científicas internacionais, dentre outras ações.

 

 

A visibilidade do PROGEL

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) é um programa novo, mas vem investindo na visibilidade das ações desenvolvidas pelos docentes e discentes por meio do site (português e inglês) http://progel.ufrpe.br/, bem como nas redes sociais (INSTAGRAM: @progelufrpe (atualmente com 837 seguidores); FACEBOOK: Progel UFRPE https://www.facebook.com/progel.ufrpe (atualmente com 462 seguidores), YOUTUBE: www.youtube.com/channel/UCxg1gaHiD1OGKDhjhKXTz_w (atualmente com 467 inscritos); TWITTER: https://twitter.com/progelufrpe).

Em relação ao site na página oficial da UFRPE, são publicizadas informações importantes para comunidade interna do PROGEL, bem como para sociedade civil, acerca dos eventos organizados pelo Programa, editais de seleção com normas complementares, resultados das etapas e/ou recursos, quadro de disciplinas ofertadas ao longo dos semestres e entre outras notícias.

Nosso site tem informações gerais (histórico, conceito/agências de financiamento de bolsas de estudos, coordenação, colegiado, identidade organizacional etc.), links dos grupos de pesquisas dos docentes, infraestrutura, projetos de impacto social coordenado por professores permanentes, definições da área de concentração, linhas de pesquisa e matriz curricular com suas respectivas ementas, bem como o regimento interno e formulários em geral que auxiliam nas atividades discentes e docentes. Ainda não temos nenhuma informação na aba “Dissertações e Teses” por não ter tido nenhuma defesa, uma vez que nosso Programa foi aprovado em 2019.

Outra forma de divulgação de pesquisas que são desenvolvidas no Programa se deu através de entrevistas em rádio, jornal e lives no Instagram. Vale destacar que alguns docentes permanentes mantêm sites e redes sociais de seus grupos de pesquisa, ampliando as divulgações dos projetos de pesquisas que são desenvolvidos no âmbito do PROGEL:

PUPILLA – NuQueer (https://www.youtube.com/channel/UCCgG-CJO2pmma7T9b_O53nw): atualmente com 755 inscritos. Coordenado pelo Prof. Iran Ferreira de Melo.

Instagram do NuQueer: @nuqueerufrpe (atualmente com 1.862 seguidores).

Instagram do LABFOR (Laboratório de Formação Docente): @labfor.ufrpe (atualmente com 270 seguidores). Coordenado pela Prof.ª Ivanda Maria Martins Silva.

Laboratório de Estudos da Linguagem, Literatura e História – LANGUE – (https://www.langueufrpe.com/): com divulgação de projetos de pesquisa, publicação dos membros do grupo de pesquisa em periódicos qualificados (Qualis/CAPES) e publicação de livros organizados pelo coordenador do grupo de pesquisa. Coordenado pelo Prof. Natanael Duarte de Azevedo.

Grupo de Pesquisa: Teorias em Diálogo (http://teoriasemdialogo.blogspot.com/): com divulgação de eventos do grupo de pesquisa, certificados de participação, artigos científicos. Coordenado pelo Prof. João Batista Pereira.